8 Dicas para Aumentar sua AutoEstima

8 Dicas para Aumentar sua AutoEstima

O que é Autoestima?

Hora de dicas para aumentar sua autoestima. Autoestima é o que você acha de si mesma, é o quanto se valoriza, respeita e ama. É enxergar suas qualidades, ser feliz, independente de seus defeitos, e ter confiança em suas ações.

Quando e como se forma?

A autoestima é formada desde a infância, dependendo da educação recebida e da forma como é tratada pelas pessoas que a cercam, especialmente pelos pais, que são o modelo e o espelho de uma criança.

Eu tenho poucas recordações de quando era criança. Brinco, dizendo que meu cérebro bloqueou boa parte delas para o meu próprio bem. Há uma que deveria ter sido bloqueada, mas infelizmente não foi, e está presente até hoje em minha vida, vou compartilha-la com vocês.

Quando passei a ter baixa autoestima

Eu era bem pequena, não sei exatamente quantos anos tinha, mas foi na década de 90.
Lembro que era dia de culto, minha mãe estava penteando meu cabelo e lambuzou com neutrox para depois fazer cachinhos. Eu estava de vestido e agora com penteado da cachinhos dourados, só que no meu caso eram castanhos.

Lembro de correr para o fundo do quintal, procurando por meu pai. Ele estava sentado num banquinho improvisado, fazendo alguma leitura. Parei em frente a ele e perguntei: – Pai eu tô bonita? fiquei esperando ele olhar pra mim, toda confiante… Então olhou e disse: – Não tem jeito de você ficar mais feia.

Lembro que saí correndo, não chorei, não contei pra mamãe, simplesmente guardei para mim. À partir daquele momento, algo dentro de mim foi quebrado. Passei a ter sentimentos ruins por mim mesma, passei a me enxergar daquela forma como meu pai disse. Hoje percebo claramente que foi ali o marco da minha autoestima. Antes eu era de uma forma e depois passei a ser de outra.

É muito importante termos cuidado com as palavras, tratamentos e até brincadeiras. Podemos abençoar ou amaldiçoar a vida de nossos filhos.

O que pode destruir a autoestima?

Várias situações podem destruir a autoestima, fiz uma listinha: criticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva, perdas, dependência emocional e também Financeira.

Eu já passei por tudo que tem nessa lista, tô viva, muito obrigada, Senhor!
Quando você passa por algumas dessas situações, parece que sua vida será sempre do mesmo jeito, que não vamos sobreviver, que nunca vai melhorar, mas CREIA, vai passar!

Vamos às dicas

Seja Positiva

Essa primeira dica é um exercício. Quando vier um pensamento negativo, você troca por um positivo. Parece bobo e é mesmo, mas realmente funciona e tem sido muito bom para mim.

Reconheça seu valor

Seu valor não pode depender da forma como você é ou foi tratada. Tenho uma querida amiga que sofreu muito durante o casamento. O marido destruiu à autoestima dela, quando estava sentindo-se um verdadeiro lixo, conformada e agradecida por alguém ainda querer ficar casado com ela (pois é, isso existe), ele simplesmente a abandonou…

Não aceite ser desrespeitada, maltratada, achando que é isso que você merece. O que você merece é ser feliz. Não deposite sua felicidade na esperança do outro mudar, mude você! Reconheça seu valor, se valorize, se ame, se cuide. (se, se, se foi de propósito tá?, lembre-se de você)

Ouvi uma frase ha um tempo atras que impactou muito minha vida, ela diz o seguinte:  – Pai (Senhor) permita que eu me enxergue com Teus olhos, que eu consiga ver o que o Senhor vê em mim.
Ele sempre nos olha com amor e enxerga o que podemos nos tornar.

Corpo

Precisamos cuidar do nosso corpo, afinal, todas nós queremos ter prazer ao olhar no espelho. Se você não está satisfeita, mude seus hábitos. É difícil, eu bem sei mas pense num dia de cada vez.
Algo que me atrapalhava era querer que as coisas fossem rápidas. Entrava na academia, começava uma dieta, em 1 mês já queria ter perdido todos os quilos que precisava. Quem me dera fosse assim…

Hoje estou mais consciente que preciso fazer minha parte todo dia e vou alcançar meu objetivo, só não posso desistir.
Mas não é apenas o peso que melhora nossa autoestima, cuidar do cabelo, sobrancelha, unha, depilação, tudo isso ajuda e faz parte de cuidar do seu corpo e mente.

Tenha sua Independência Financeira

Eu acho bonito quando uma mulher diz que o sonho dela é ser exclusivamente esposa, mãe e dona de casa. Não é o meu caso, e acredito que também não seja o seu, ou talvez era e agora não é mais.

Trabalho desde os 13 anos, nunca gostei de depender financeiramente de alguém, nunca gostei, e ainda não gosto, de pedir dinheiro. Sempre gostei de trabalhar, poder decidir, escolher com o que gastar ou investir meu dinheiro.

Confesso, que depender financeiramente do marido me frustrou durante anos. Mesmo nunca ficando completamente parada, sempre busquei formas de trabalhar em casa e ter um dinheirinho, mas não era suficiente. Sempre me sinto mais útil, quando trabalho e ajudo financeiramente minha família, quando sou parceira do meu marido também nisso.

Quando não trabalhava, me sentia triste, deprimida, oprimida, incapaz e frustrada. É estranho, porque eu sempre quis trabalhar, mas também quis e continuo querendo ficar com minhas filhas em casa. Ainda bem que hoje posso conciliar esses dois sonhos, trabalhar com o que gosto, pela internet, e estar em casa com minha filha. clique aqui e saiba como Trabalhar em Casa pela Internet

A dependência financeira é um dos pontos que mais abalam a autoestima. Por isso muitas mulheres que escolheram, exclusivamente, cuidar dos filhos, da casa, com o passar dos anos é comum estarem com depressão e assim duvidarem de sua capacidade.
Escolha melhorar sua autoestima, acredite, VOCÊ É CAPAZ!
Trabalhe em casa pela Internet fazendo o que você gosta.

Busque seus sonhos!

A pessoa com baixa autoestima tem a tendência de acreditar que nunca vai conseguir realizar seus sonhos. Algumas vezes até pode caminhar rumo a esse projeto, mas normalmente desiste.

Todas nós temos sonhos pequenos e grandes. Pare um tempinho e pense em seus sonhos, em como você pode realizá-los, comece dos menores.
A cada sonho realizado, sua autoconfiança cresce, e com isso, sua autoestima.

Desde criança, meu sonho era colocar aparelho dentário. Quando era solteira, tive algumas oportunidades para realizar esse sonho, mas desisti. Eu achava que isso não traria beneficio algum e que continuaria com o mesmo aspecto. (lembra da resposta do meu pai?)

Sempre tive vergonha de sorrir e isso prejudicou ainda mais minha autoestima. Mas na semana passada, decidi realizar esse sonho por mim, fui à dentista e fiz os exames necessários. O incrível é que ainda não coloquei o aparelho, mas já senti uma diferença gritante em minha autoestima.

Realize sonhos!

3 ultimas Dicas que não falei no vídeo

Valorize suas conquistas, cada uma delas!

Temos uma mania de valorizar só o que o outro tem e faz, e achar que o que temos e fazemos é nada. Precisamos valorizar nossas conquistas, por menores que sejam. Dessa forma, as próximas conquistas serão cada vez maiores.

Coloque em um caderninho, ou bloco de notas do celular, tudo o que você fez durante o dia, e no final da semana verifique a lista de cada dia. Duas coisas podem acontecer.
Primeira: você pode descobrir que tem como utilizar melhor seu tempo e realizar muitas outras coisas.
Segunda: Sentir-se muito, bem sabendo e comprovando que já realiza muitas coisas.
Essa anotação me ajudou muito, e a tendência é irmos aumentando a listinha, é quase uma competição com você mesma.

As grandes vitórias são construídas por pequenas conquistas.

Aceite elogios, e se faça muitos!

Tenho a tendência de achar que quando alguém me faz um elogio, esta me “zuando”.
Algumas vezes finjo que não ouço, para não precisar agradecer, porque sinto que não mereço. Outras vezes, começo a dar explicações.
Algumas semanas atras, aconteceram dois fatos engraçados: alguém chegou para mim e disse: – Parabéns Rayani você esta mais bonita.
Qualquer elogio, eu morro de vergonha, então respondi: – A tá.
Meninas isso é resposta?
Quando percebi o que tinha feito, voltei, agradeci e pedi desculpas por não ter aceito o elogio na mesma hora.

O outro caso, foi que alguém chegou e disse que eu estava mais magra. Eu fiquei feliz, mas respondi que era a cinta, ninguém precisava saber que eu estava usando cinta, mas foi essa minha explicação.
Depois fiquei pensando, em todo sacrifício que estou fazendo, vivendo um dia de cada vez, me esforçando para perder peso, (perdendo não, porque depois não quero achar) eliminando, matando esse peso. Depois de tudo isso, quando começa a aparentar que estou mais magra, eu digo que é o milagre da cinta. Loucura né? Precisamos aprender a aceitar elogios, se fazer elogios e a elogiar os outros também.
Afinal, o elogio ajuda na autoestima de qualquer um.

Evite comparações

Não fique comparando-se a outras pessoas, isso nunca traz benefícios. Aceite que as pessoas são diferentes, com necessidades, desejos, criação, passados diferentes. Eu tenho aprendido a comparar-me comigo mesma, e isso faz com que sempre queira melhorar. Essa é uma comparação saudável, porque me esforço para ser melhor do que era antes.

Meu desejo

Todas essas dicas tenho praticado em meu dia a dia e tenho sentido uma grande diferença em minha autoestima. Espero sinceramente que você seja positiva, reconheça seu valor, que acredite que merece ser amada, cuide do seu corpo, tenha Independência Financeira, busque seus sonhos, valorize suas conquistas, por menores que sejam, que aceite elogios e se faça muitos, e não se compare com outras pessoas, mas sim, com a pessoa que você foi ontem.

Compartilhe  esse  artigo  nas  redes  sociais  e  vamos  ajudar  o máximo  de  mulheres  possíveis.  AFINAL  são  92%  QUE  SOFREM  COM  esse  mal.
Compartilhe

Grande abraço pra vc e família.

Envie seu comentário